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UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E RELEITURA NA EXPOSIÇÃO MONITORADA “IMAGEM & PALAVRA – POTY, O ARTISTA ILUSTRADOR & ILUSTRADORES PARANAENSES” DO FERA- FESTIVAL DE ARTE DA REDE ESTUDANTIL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO O PARANÁ ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA – ESTÉTICA – VISUAL
“Fazer uma apreciação justa de alguma coisa é dizer como essa coisa aparece em nossa experiência.” (John Dewey)
a imagem “permite, além ou aquém das mediações, aceder a uma espécie de conhecimento direto, conhecimento vindo da partilha, da colocação em comum das idéias, evidentemente, mas também das experiências, dos modos de vida e das maneiras de ser.(…) o que permite o estar-no-mundo de cada indivíduo, ou de todo o conjunto social, o que funda o estar-junto de toda organização política ou social é, em suma, a imagem, o ver, o ser visto (…) não há nenhum aspecto da vida social que não esteja contaminado pela imagem.” (MAFFESOLI,1995:97-137)
Há alguns anos, desviei-me da apreciação das obras de Kandinski, Chagall, Rosseau, Picasso, e outras num museu florentino, para apreciar, fascinada, a realização de uma proposta de ‘releitura’, com crianças de 8 a 10 anos de idade. Observei, realmente comovida, o interesse e atenção das crianças, sentadas no chão, pelas palavras da mestre, que realizava uma condução objetiva e afetuosa, incentivando-os à proposta. Foi, no entanto, especialmente a naturalidade das crianças frente à proposta, e os seus trabalhos, que iam surgindo, que me seduziu o olhar. Não havia da parte delas a menor titubeio, nem tampouco uma preocupação em ‘reproduzir’ de maneira mimética, como cópia, a obra escolhida. Notava-se sim, uma disponibilidade e uma alegria imensas para a com a sua realização. Uma agitação interna, criativa absorviam-nas, até mesmo dos olhares dos visitantes de passagem.